sábado, 8 de março de 2014

Ser mãe e ser filha

Você se sente mãe e filha quando, seu bebê te acorda 200 vezes em uma noite tumultuada que você limpou o berço, cobertinhas, lençóis, travesseiros, você mesma, seu marido, chão, teto, porque ele vomitou a quinta tentativa de mamadeira.

Você também se sente mãe e filha, quando você tenta explicar pra sua garotinha de 1 ano que vestidinho de festa e tênis não combinam! NÃO COMBINAM! Ela chora, você chora, no fim das contas vai todo mundo de tênis porque ninguém se importa mais.

Você se sente mãe e filha quando um médico pergunta o que seu bebê tem, você supõe que ele está desidratado, já que vomitou e teve diarréia o dia inteiro e o médico diz desaforadamente: - se você sabe o que ele tem, porque o trouxe aqui??? Daí você diz um monte de palavra feia, enquanto sua caçula vomita o miojo que desce da camiseta, até os joelhos da calça jeans.

Você se sente mãe e filha, quando percebe que seu sono nunca mais será o mesmo. E que o som mais perfeito que existe, é o do portão batendo, avisando que todos estão em casa seguros e bem.

Você se sente mãe e filha, quando aquele  homem enorme, que já coube em seus braços, vem com voz mansa e pede uma massagem nas costas, porque jogou basquete com os amigos, ou fez algum tipo de luta estranha...

Você se sente mãe e filha, quando sua garota pega o carro e sai assim, no sol, na chuva, enquanto você ora o tempo inteiro para que nada aconteça e quando você questiona o horário, ela diz, vai ser assim pra sempre mãe? eu já tenho 19 anos! E você não tem resposta... abaixa a cabeça... pensa, pensa rápido mulher! E balbucia, sim. Vai ser assim pro resto da sua vida!

Você se sente mãe e filha quando é impossível não perguntar pra sua mãe se você faz ou não tal viagem, se toma ou não aquela decisão, ou liga apenas pra dizer, mãe, eu tô doente...

Você se sente gente quando vê que a vida é um ciclo que se repete a cada geração! E cada ciclo te faz menos fraco e mais forte. O contrário também. Você fica vulnerável, velho, estranho, cheio de manias. Muitas vezes você não se reconhece, afinal andava nas ruas de Brasília a 160km/h e sabe que Deus te guardou!!

Você se sente mãe e filha, quando você sabe que nunca vai deixar de ser mãe e filha... Nunca! Este é o mistério...!

Gláucia Carvalho
08.3.2014


(para minha mãe e minha filha. Minhas mulheres preferidas!)

2 comentários:

J.F.AGUIAR disse...

Palavras de sabedoria...Viva mães, viva as filhas! parabéns mulheres!

J.F.AGUIAR disse...

Viagem: Em meu ágil transporte viajei ao agreste naquela casinha/ ouvi da avózinha histórias de ponto de cruz/conversas de rendas/ retalhos de vidas/cheiro de bolo e café/Já se foi meu amado,não estou só/cozinho, lavo e passo/converso com o sol/ Com a lua e as estrelas converso em silêncio choro as lembranças/mostrou-me uma planta falou-me de chá que muitos em vida precisam tomar/bom para a alma para os olhos faz bem/ chá do sentir chá do perceber...